Simão Palmeirim Costa (Lisboa, 1984) completou o curso de Pintura pela FBAUL em 2007, o Mestrado em Fine Arts pela Central Saint Martins em 2009 e o Doutoramento em Ciências da Arte, pela FBAUL, em 2016. Com exposições e publicações em Lisboa e Londres, centra a sua actividade na relação entre a teoria e a prática artística.
É curador independente, é mediador cultural para a Fundação Calouste Gulbenkian, é responsável por múltiplas acções de divulgação científica (comunicações, coordenação editorial, conteúdos digitais, etc.) a nível nacional e internacional e é formador acreditado pelo CCPFC tendo concebido a formação “Arte e Matemática”, para o Plano Nacional das Artes.
É investigador colaborador nos centros de investigação CIEBA-FBAUL e IELT-FCSH-UNL, dedicando-se a autores nacionais no âmbito do abstraccionismo geométrico, em anos recentes dando particular atenção à obra de Almada Negreiros.
Em 2020/21 foi comissário de duas exposições dedicadas à obra de Almada Negreiros: no Mosteiro da Batalha e no Museu Nacional de Arte Antiga.