"A Menina do Mar" por Sarah Affonso

Em 1958, Sarah Affonso vê publicados nove desenhos, a lápis de cor, na edição do primeiro conto infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. Apresenta-se aqui o conjunto original destas ilustrações, conservado no espólio da artista, respeitando a ordem pela qual surgem no livro. 

Selecção de imagens e legendas:

Sílvia Laureano Costa

 

Almada Negreiros 130 anos

A exposição de materiais do acervo documental de Almada Negreiros é constituída por uma selecção de vários tipos de documentos que se encontram no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros-Sarah Affonso (CEDANSA), disponíveis para consulta e estudo.

Curadoria:

Mariana Pinto dos Santos, Simão Palmeirim, Giorgia Casara.

 

Almada Negreiros e os painéis

Exposição temporária na Sala do Tecto Pintado do Museu Nacional de Arte Antiga

Patente de 15 de Outubro de 2020 a 5 de Setembro de 2021

Curadoria de Simão Palmeirim

 

Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha 

Exposição temporária na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, onde se reconstituiu à escala real o retábulo imaginado por Almada Negreiros.

Patente de Dezembro 2020 a Dezembro de 2022

Curadoria de Simão Palmeirim

 

Almada por Contar

Galeria de imagens que retoma a exposição Almada por Contar, realizada na Biblioteca Nacional de Portugal entre 27 de Junho e 5 de Outubro de 2013, e que pretende traçar uma visão diacrónica do percurso artístico de José de Almada Negreiros.

Exposição organizada por:

Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim.

Almada Negreiros: Deseja-se Mulher

Nesta exposição, reúnem-se diversos documentos para se fazer um percurso possível de Deseja-se Mulher desde o texto até ao palco.

Selecção de imagens e legendas:

Sílvia Laureano Costa

 

Almada na "Novela de Hoy"

É aqui apresentado o conjunto de ilustrações que Almada Negreiros realizou, entre Julho de 1927 e Janeiro de 1931, para a colecção "La Novela de Hoy", publicada pela Editorial Atlantida de Madrid.

Selecção das imagens: Luis Manuel Gaspar

Manoel

Este livro de Joaquim Manso, publicado em 1936, tem ilustrações de Almada Negreiros. É um exemplo de arte gráfica modernista, com plena integração das imagens e das palavras.