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Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

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Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 21
BNP/E3, 14E – 21
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre Robert Louis Stevenson]

[BNP/E3, 14E – 21]

 

Este conto simbólico, ou “fábula”, como o mesmo autor lhe chamou, foi concebido durante o sono. Uma noite, Stevenson, acordando de repente, encontrou-se com a ideia, que esta narrativa presenta. A espécie de conto simbólico, de que se trata, é {…}

 

Na narrativa alegórica, o interesse desaparece quando a alegoria se não entenda ou pressinta. No conto simbólico, estando do mesmo modo ligados o sentido íntimo e o aparente, são todavia separáveis do interesse: o conto simbólico pode ser lido como se o não fora, que o interesse permanece.

 

A tese desta novela é evidente: a impossibilidade da dualização real da alma, de praticar impunemente o vício ou o crime habitual. Pouco a pouco a natureza se dobra e ajusta ao mal, e não tarda, ou pouco tarda, que não possa já recuperar {…}

 

[21v]

 

Robert Louis Stevenson, escocês de nação e grande estilista inglês de profissão e destino, nasceu em 18-- e morreu em Samoa, para onde fora por tuberculoso, em 18--. Escreveu esta novela em 18--.

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3802
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 270-271.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

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