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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 8-8a
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[Sobre Molière]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre Molière]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 8-8a]

 

Essa materialização da ideia precisa obedecer a uma dupla condição: deve ser verosímil, isto é acima observado, e emotiva; de despertar certa emoção. Não precisa dar todos aqueles caracteres. Deve dar a ilusão de um carácter real. Num grande artista a ideia e os acessórios que caracterizam a ideia chegam ao mesmo tempo. E seguem o artista ao pensar a ideia separada da forma que a acompanha. Para o autor que quer pôr em cena a hipocrisia, a avareza ou a misantropia. Como são 3 as comédias de carácter de Molière mostrarei o processo de criar

 

[8v]

 

com todos os caracteres com que se apresenta. Se um autor quisesse dar o carácter real, sobrecarregaria o quadro. O mundo real é muito mais complexo.

Onde vai buscar esses elementos. Às vezes tira-os do seu fundo próprio. Tanto mais rico o teatro dum autor quanto mais observação há. Suponha que Molière queira pôr em cena os vícios de hipocrisia, a avareza, a misantropia. Como há de proceder. A princípio, isto é apenas uma ideia abstracta. Precisa dar-lhe corpo {…}

 

[8ar]

 

Comédia de enredo, de costumes. Dessas outras formas – Comédia de carácter.

A comédia de carácter objecto particular do nosso estudo. Expõe os vícios da sociedade expondo-os ao vício.

Não basta isto para constituir a comédia. Não seria verdadeiramente. Esse vício é duma certa importância social, educativo. A apresentação dos defeitos dos outros homens ou se já os temos, aparenta que os não temos. A boa comédia dá-lhes enquanto arte todos os exageros. O radical é melhor meio. Não só no vício

 

[8av]

 

há exagero, mas também na virtude. Manter-nos a igual distância. O exagero pode existir tanto no indivíduo que observa como no indivíduo observado. Alceste

Misantropo uma comédia de carácter. Não precisamos o carácter dum indivíduo as suas qualidades morais e intelectuais. Temos a distinguir entre o carácter de indivíduo real e literário. Os caracteres do indivíduo real são muito mais numerosos que os do individuo literário. O autor dramático não precisa de o indicar.

 

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