Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP-E3, 88 - 6
Imagem
[Sobre o Sensacionismo]
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre o Sensacionismo]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 88 – 6]

 

O dinamismo coloca o ponto de partida da sua artificialização da sensibilidade no mundo externo, no objecto a descrever ou a cantar, seja qual for. Ora como a condição fundamental do mundo externo é a impermanência, a força em continua acção, o Dinamismo interpreta tudo como fugitivo, de passagem.

Para o abstraccionismo o ponto de partida é já, não o objecto da sensibilidade, mas o conceito mediato entre esse objecto e a própria sensibilidade. É, por isso, sobretudo intelectual.

O Sensacionismo recua ainda mais o ponto de vista da artificialização: ele já não está no conceito mesmo, mas na própria sensação inteiramente subjectiva.

.....

 

[6v]

 

A artificialização da sensibilidade consegue-se substituindo as condições que a natureza fornece para a manifestação de determinados fenómenos por outras condições – igualmente naturais, é certo – onde ela se manifeste da maneira que desejamos: {…}

Assim, o único modo de acompanharmos {…}

 

Dissolvida a Personalidade, a sensibilidade impessoal, vivendo a própria vida dinâmica das coisas, poderá sempre acompanhá-las. Abdicando do dogma da Individualidade, a sensibilidade coexistirá com a de todos os homens, {…} Deixando o preconceito da continuidade temporal, a sensibilidade passa a existir em todas as coisas consideradas como presentes.....

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2265

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria
Sensacionismo

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Publicação parcial: Paula Cristina Costa, As Dimensões Artísticas e Literárias do Projecto Sensacionista, Tese de Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, Lisboa, FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 1990, p. 325.
Publicação integral: Fernando Pessoa, Sensacionismo e Outros Ismos, edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2009, pp. 236-237.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas