Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14B – 36
BNP/E3, 14B – 36
Fernando Pessoa
Identificação
Alberto Caeiro. (Águia)

[BNP/E3, 14B – 36]

 

Alberto Caeiro. (Águia)

 

II.

 

Não seria possível uma rigorosa análise do livro extraordinário do sr. Alberto Caeiro, se, preliminarmente, não facilitássemos – se não levássemos – essa análise num afastamento dos elementos perturbadores dele – elementos esses da criação do sr. Alberto Caeiro.

Entre as afirmações contidas no seu livro, o sr. Alberto Caeiro faz 5 afirmações, repetida e lapidarmente, a respeito de si próprio como poeta. Essas afirmações entram na lógica da sua obra e da sua filosofia. Concebendo a sua teoria metafísica tal qual a concebe, é natural que o sr. Alberto Caeiro se conceba a si próprio como sendo o género de poeta naturalmente concebível como sendo autor de tal obra.

Veremos adiante qual é a {…}, qual é a teoria, e qual é a essência poética do livro do sr. Alberto Caeiro. Por ora fixemo-nos nas suas 5 afirmações a seu próprio respeito.

Pretende o Poeta de si-próprio que é (1) um poeta materialista, (2) um poeta concreto, i.e., das coisas sem acréscimo de ideias preconcebidas (3) um poeta espontâneo; 4) um poeta da Natureza, isto é, anti-metafísico e (5), um poeta ingénuo e simples.

 

[36v]

 

São, repare-se, 5 afirmações diferentes. Noto isto porque parece haver identidade entre algumas.

 

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3143
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Teresa Rita Lopes, Pessoa por Conhecer, Tomo II, Editorial Estampa, Lisboa, 1990, p. 396.