Imprimir

Medium

Fundo
Armando Côrtes-Rodrigues
Cota
ACR_DR_1
Imagem
Armando Côrtes-Rodrigues
PDF
Autor
Domingos Rebêlo

Identificação

Titulo
Armando Côrtes-Rodrigues
Titulos atríbuidos
Retrato de Armando Côrtes-Rodrigues

A atribuição do nome da obra “Retrato de Armando Côrtes-Rodrigues” segue o procedimento do pintor Domingos Rebêlo, quando nomeia os retratados nos catálogos por si elaborados das suas exposições individuais.
Edição / Descrição geral

Retrato do poeta açoriano Armando Côrtes-Rodrigues quando cumpria o serviço militar obrigatório, realizado pelo pintor açoriano Domingos Rebêlo, cujas iniciais se encontram no canto inferior direito.


Armando Côrtes-Rodrigues é retratado envergando o uniforme de gala, azul-escuro, de oficial do Exército. A gola aberta, contra as convenções militares relativamente ao uso de uniforme, pode ser interpretada como sinal de rebeldia ou contrariedade do poeta quanto a ter de cumprir o serviço militar. A forma da pincelada, e a escolha da cor verde como fundo, revelam a influência modernista sofrida por Domingos Rebêlo, que se encontrava em formação de pintura em Paris.

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5972

Classificação

Categoria
Arte
Subcategoria
Pintura

Dados Físicos

Descrição Material
Óleo sobre tela
Dimensões
A25 x L20 cm
Legendas

Dados de produção

Data
1912 ca.
Notas à data
Data atribuída. Sabemos que no ano de 1912 Armando Côrtes-Rodrigues iniciou o seu serviço militar obrigatório. Domingos Rebêlo, também em 1912, terminou o seu período escolar no final do mês de Maio ou no princípio de Junho, para retomar as aulas no mês de Novembro. Provavelmente, fez este retrato, no regresso a Portugal (início das férias de Verão), ou no fim das férias, ao regressar a Paris. O mais provável é que tenha sido em Lisboa, aquando da retoma do contacto com os amigos, em trânsito para ou vindo da Ilha de São Miguel. No ano de 1913, em Abril, Domingos Rebêlo regressou rapidamente e definitivamente aos Açores, sem finalizar o ano escolar no mês de Maio e sem ter tido tempo de materializar esta obra.

Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma

Dados de conservação

Local de conservação
Estado de conservação
Proprietário
Coleção Particular - Arquivo Jorge Rebêlo
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas
Fotografia de João Silveira Ramos
Pesquisa e informações documentais de Jorge Rebêlo