Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-321
ANSA-L-321
Affonso, Sarah
Identificação
Ver e a personalidade de Homero

Datiloscrito que reúne alguns dos textos publicados em Ver (1982), a saber: ANSA-L-309 (pela mão de Almada) ou ANSA-L-316 (pela mão de Sarah; ANSA-L-308 (pela mão de Almada) ou ANSA-L-315 (pela mão de Sarah) e ANSA-L-300 (pela mão de Almada) ou ANSA-L-319 (pela mão de Sarah).

- O datiloscrito é numerado a grafite no canto superior direito de 3 a 45, numeração a partir daí depois abandonada.

- Inclui uma página manuscrita que é uma variação de outras transcrições de Sarah do mesmo texto, que começa “Aqui Portugal Bicesse o fim do mundo mais perto de Lisboa”

- inclui teto semelhante ao do manuscrito ANSA-L-314, com testemunho de Sarah: “Estes textos correspondem a apontamentos inéditos para o livro VER que José de Almada Negreiros preparava, conforme anunciou em MIto-Alegoria-Símbolo. Apesar do seu caráter de esboço de uma obra, fomos da opinião que se devia autorizar a respectiva publicação.

Agradeço a preciosa colaboração de Natália Correia, Aliete Galhoz, Jorge Listopad e Ernesto de Sousa, que tendo lido no todo o em parte estes inéditos me encorajaram nesta publicação. / S.A. de A.N.

- Incluia ainda uma folha numerada (23) que pertencia originalmente a ANSA-L-318, onde foi recolocada.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7049
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
62 folhas lisas datiloscritas, 1 folha quadriculada manuscrita a esferográfica azul, dentro de 1 folha quadriculada dobrada ao meio, onde se lê a grafite “Homero / Ver”
32 x 22 cm (folhas quadriculadas)
30 x 21 (folhas lisas)
Dados de produção
Sem data
Posterior a 1943 (data inscrita nos textos originais de Almada Negreiros aqui transcritos) e anterior a 1982 (data da publicação de "Ver" por Lima de Freitas, que usa as transcrições de Sarah como referência).
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
Freitas, Lima de: Ver, Arcádia, 1982, páginas variadas (ver itens relacionados)
ANSA-L-300
ANSA-L-308
ANSA-L-309
ANSA-L-315
ANSA-L-319