Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-320
ANSA-L-320
Affonso, Sarah
Identificação
Ver

Transcrição de caderno de Almada Negreiros, por Sarah Affonso, para a publicação de Ver (por Lima de Freitas, em 1982, p. 220-233). É um de oito conjuntos de manuscritos de Sarah com estas características. Sarah baseia-se no item relacionado ANSA-L-312.

- Sarah alterou ligeiramente os títulos dos subcapítulos em relação aos inscritos no corpo de texto por Almada, respeitando os títulos do índice que Almada inscreve no início do seu caderno; índice que Sarah não transcreve.

- Sarah escreve na capa deste conjunto “1º”, embora este conteúdo não corresponda ao caderno de Almada a que ela associa como 1º caderno. 

- Este manuscrito revela erros na transcrição de Sarah (como a palavra “fácil” trocada pela palavra “difícil”, mas demonstra que Lima de Freitas acedeu aos cadernos de Almada, já que na sua edição eses erros estão corrigidos.

- A transcrição não inclui a parte final do texto do caderno de Almada.

- Inclui uma folha hors-texte (papel e dimensões diferentes), com uma citação de Ortega e Gasset: não é certo de quem é a caligrafia deste elemento.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7048
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
18 folhas quadriculadas (na maioria dobradas ao meio) inscritas a esferográfica azul (18 páginas numeradas no canto superior direito a esferográfica vermelha) e 1 folha lisa inscrita a caneta de tinta azul e vermelha
32 x 22 cm
Dados de produção
Sem data
Posterior a 1943 (data inscrita nos textos originais de Almada Negreiros aqui transcritos) e anterior a 1982 (data da publicação de "Ver" por Lima de Freitas, que usa as transcrições de Sarah como referência).
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom, só a capa está em mau estado, com muitas manchas de acidez e sujidade.
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
Freitas, Lima de: Ver, Arcádia, 1982, p. 220-233
ANSA-L-313
ANSA-L-314
ANSA-L-315
ANSA-L-316
ANSA-L-317
ANSA-L-318
ANSA-L-319
ANSA-L-321
ANSA-L-312