Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-305
ANSA-L-305
Negreiros, José de Almada
Identificação
O sistema: “imitação da Natureza”

Texto incompleto, possivelmente preparatório para o conjunto de 1943 publicado sob o título Ver, por Lima de Freitas (1982).

Texto dividido em seis capítulos dedicados ao título. Os subtítulos dos capítulos são:

  1. Os quatro universais: a vocação
  2. o geral: a consciência / A personalidade
  3. A vocação e o Universo
  4. O Universo e o Geral / o mediato e o imediato
  5. [sem subtítulo, dedicado ainda ao sistema e à vocação]
  6. [sem subtítulo, dedicado ainda à vocação]

“Vocação” é tema brevemente tratado em Mito-Alegoria-Símbolo (1948) e em Ver (p. 215 e adiante), nas entrevistas a António Valdemar (1960) e ainda na conferência Arte a Dianteira (1965) mas o texto deste manuscrito não é coincidente com estas publicações.

Inclui uma citação de Platão (Fedro), igual à que Almada usa em Ver (p.178-180): "O próprio do homem é compreender o geral, isto é, o que na diversidade das sensações pode ser compreendido sob uma unidade racional."

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7023
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
Caderno de páginas pautadas e lisas, com 9 páginas inscritas a caneta de tinta verde
27 x 21,5 cm
Dados de produção
c. 1943
Atribuída
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Platão
César
Documentação Associada