Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-290
ANSA-L-290
Negreiros, José de Almada
Identificação
O número perfeito

Caderno com alguns apontamentos sobre o tema que lhe dá título na primeira página. Tem um índice relacionável com os textos editados em Ver por Lima de Freitas em 1982 (embora provavelmente o caderno seja posterior aos manuscritos de Almada que Freitas usou, datados de 1943):

I - Ver

II - Antegrafia, Década e Téleon, Relação 9,10 nos poliedros regulares

III - O Número perfeito na obra milenária e centenária: [elencando os “milenares”]

IV - Mito e Logos

Inclui breves trechos em Português e Francês, alguns esboços geométricos e dois arranjos gráficos para capas de edições: “Le nombre parfait, decade, teleon, relation neuf-dix” e “Téleon e arte abstracta, uma entrevista e duas palestras atiradas pro’ar na B.B.C. em Londres 1950”. Inclui também um hors-texte com esboços geométricos.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7008
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
Bloco de notas quadriculado inscrito com materiais riscadores vários
16,5 x 11 cm
Dados de produção
c. 1950-1955
Atribuída em função dos conteúdos (1950 é data inscrita)
Português, Francês
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Porto, Suse, Cnossos, Delfos, Grécia
Aristóteles
Documentação Associada