Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-454
ANSA-C-454
Negreiros, José de Almada
Identificação
gulbenkian caluste

Conjunto de estudos para o painel Começar, que inclui propostas muito diferentes da obra final, provavelmente ideias preliminares abandonadas. Inclui também alguns dos referentes que constam na obra final, embora também em propostas iniciais (e alguns abandonados, como o boomerang), nomeadamente o dinheiro de D. Afonso Henriques, estudos de relação entre a divisão da circunferência em partes iguais e o seu diâmetro, declives de diagonais de retângulos de proporções específicas, a divisão da circunferência em 128 partes iguais relacionada (figura superflua), ou o Ponto de Bauhütte.

O conjunto pode não ter sido coligido pelo autor.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5627
Classificação
Geometria
Dados Físicos
16 folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários (inclui ainda uma folha de papel liso, de dimensões menores).
32 x 22,5 cm (dobradas ao meio)
Dados de produção
c. 1967
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-C-455
ANSA-C-456
ANSA-C-457
ANSA-C-458
Os itens relacionados são seleccionados por conteúdos próximos, mas acima de tudo por características formais muito semelhantes.