Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-414
ANSA-C-414
Negreiros, José de Almada
Identificação
Post-Scriptum
Paineis Primitivos Portugueses

Conjunto de esboços de texto e desenhos dedicados ao retábulo imaginado por Almada para a Capela do Fundador. Na maioria são breves parágrafos sem relação aparente entre si. Numa página lê-se “assim fala geometria / Almada Negreiros reconstitui a obra-prima da pintura primitiva portuguesa na capela do Fundador na Batalha [...] 1916-1960 / José de Almada Negreiros”. Noutra página lê-se “Não se entenderá que se tenha dado a vida inteira a assunto ou a estudos que não dão proventos, por conseguinte, menos se entenderá que depois de se ter passado a vida, ainda se continue a dar a vida por eles.” Os desenhos incluem as dalmáticas, a uma estrela pentagonal e uma organização geométrica das 15 pinturas que compõem o retábulo.

Assinado “almada” e “José de Almada Negreiros”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5583
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Oito folhas de papel liso inscritas a vários materiais riscadores.
7 folhas: 27,5 x 21 cm
1 folha: 30 x 21 cm
Dados de produção
c. 1960
1960 ou posterior
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada