Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-311
ANSA-C-311
Negreiros, José de Almada
Identificação
catorze dos quinze painéis na sala II do Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

Apesar do título, o caderno é dedicado a estudos geométricos para o painel Começar, nomeadamente os pentagramas irregulares ou a grelha Marcahuasi.

Inclui um desenho preenchido a preto e branco semelhante às composições de 1957, sob o título “Trois Continents Millenaires”, que é coerente com as representações, no painel Começar, de pentagramas sobrepostos, associáveis a um “Totem” (ANSA-A-1493), o espelho chinês (ANSA-A-1274) e o pentagrama regular (ANSA-A-1463).

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5450
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de folhas quadriculadas inscrito a materiais riscadores vários.
24 x 19 cm
Dados de produção
c. 1968
Atribuída em função da data do painel Começar
Português, Francês
Dados de conservação
Informação protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1493
ANSA-A-1274
ANSA-A-1463