Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-308
ANSA-C-308
Negreiros, José de Almada
Identificação
Caderno com estudos preparatórios para o painel Começar
Caderno com estudos preparatórios para o painel Começar

Na primeira página Almada lista em 12 pontos muitos dos referentes do painel Começar, desde “1 Figura Superflua Exerrore” de Leonardo da Vinci, a “12 rectangulos 7.9 = 2(5.13) 5.7 e φ”

Caderno maioritariamente dedicado a traçados geométricos da divisão da circunferência em partes iguais e traçados que parecem ser estudos para o painel Começar. Inclui o símbolo usado no painel Começar para analogia. Inclui também uma estrela pentagonal com as inscrições semelhantes às da reitoria da Cidade Universitária de Lisboa, sob o título “Mitologia”. Inclui ainda uma referência a “Sinal (geométrico) do Afeganistão num pedaço de cerâmica”. Inclui um arranjo gráfico para capa sob o título Acousmata / nombres premiers.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5447
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno em bloco de folhas lisas inscritas a materiais riscadores vários.
15 x 10 cm
Dados de produção
c. 1961
Atribuída em função da conclusão do novo edifício da Reitoria na Cidade Universitária
Português, Francês
Dados de conservação
Informação protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada