Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-258
ANSA-C-258
Negreiros, José de Almada
Identificação
OS QUINZE PAINEIS DE D. JOÃO I NA BATALHA

Caderno com estudos gráficos e vários esboços geométricos dedicados às relações entre as proporções das pinturas do MNAA do retábulo imaginado por Almada.

Inclui estudos sobre os números primos (uma tentativa de encontrar regra geométrica para os mesmos), articulando alguns com a grelha Marcahuasi.

Inclui dois esboços para carta a enviar a Daniel Ruzo e Augusto de Castro e uma terceira a enviar a destinatário desconhecido, a quem ofereceria “Orpheu 1915-1965”.

Inclui estudo para as quinas e castelos da bandeira nacional.

Inclui ainda esboços de estudos da relação 9/10,

Assinado "almada"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5422
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários.
Inclui 3 folhas hors-texte de dimensões variáveis, também a materiais riscadores vários.
22 x 16,5 cm
Dados de produção
1965
Inscrita
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Batalha
D. João I
D. Filipa de Lencastre
José Cortez
Augusto de Castro
Daniel Ruzo
Documentação Associada