Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-177
ANSA-C-177
Negreiros, José de Almada
Identificação
os quinze paineis de D. João I

Caderno com estudos gráficos e vários esboços geométricos dedicados às relações entre as proporções das pinturas do MNAA do retábulo imaginado por Almada. Inclui estudos para desenhos do ângulo de ouro, formalmente próximos da pintura de 1957 que acompanharia as 4 pinturas do CAM-FCG (ver p.e. ANSA-C-133) ou as obras intituladas “Ângulo de ouro” (ver p.e. MB_AN_21).

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5409
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários.
22 x 16,5 cm
Dados de produção
1962-1965
Posterior a 1962 por incluir D. João I e D. Filipa de Lencastre nas reconstituições retabulares
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
D. João I
D. Filipa de Lencastre
Documentação Associada
MB_AN_21
MB_AN_22
ANSA-A-121
ANSA-A-1311
ANSA-A-1619
ANSA-A-1620
ANSA-A-1621
ANSA-C-133
ANSA-C-306
ANSA-C-178