Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-175
ANSA-C-175
Negreiros, José de Almada
Identificação
Unidade de Composição

Caderno com informação variada, mas que segue uma linha coerente:

O título “unidade de composição” diz respeito à sigla na bota “do personagem masculino ajoelhado em primeiro plano” num dos painéis de São Vicente. A sigla é relacionada com um quadrado divido em 10x10, por sua vez relacionado com a divisão da circunferência em partes iguais. Desenhos geométricos que ilustram essas relações são sequenciados e prosseguem para uma ilustração de como as quinze pinturas do retábulo que Almada imagina para o Mosteiro da Batalha também se dispõem segundo o mesmo enquadramento (de 10x10 com divisões da circunferência em partes iguais). As ilustrações terminam com a disposição das obras segundo o desenho da parede da Capela do Fundador.

O caderno inclui várias outras aplicações da mesma estrutura base (10x10), nomeadamente relacionado-a com os “4 quadrantes iniciais”, onde se vêm desenhos próximo dos das 4 pinturas a preto e branco de 1957 (CAM-FCG) , com pouco texto e apresentação de igualdades matemáticas.

Lê-se “Princípio simultâneo da “prova dos nove” e da “relação nove/dez””, relacionando as expressões com os “4 quadrantes iniciais”

Inclui arranjos gráficos para capa sob o título “relação 9/10, linguagem do quadrado, com referência a edições NÓNIO.

Inclui um índice de dez pontos a numeração romana (vários deles com subcapítulos) sob o título relação 9/10 e ainda desenhos a propósito do ângulo de ouro.

Inclui ainda uma folha quadriculada separada do caderno e 4 elementos hors-texte:

  • Convite do Liceu Francês para uma peça encenada pelo Groupe Theatral Français de Lisbonne (13 março 1959), com o respectivo envelope, inscrito no exterior, com esboço sobre a ingenuidade.
  • Convite do SNI para exposição de fotografia de Benno Movin-Hermes (março de 1959), inscrito no verso, com um índice sob o título “relação 9/10”.
  • Duas folhas praticamente sem inscrições 

 Assinado “José de Almada Negreiros” e “almada”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5407
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários (inclui 5 elementos hors-texte de características formais variáveis).
22 x 16,5 cm
Dados de produção
c. 1959
Atribuída em função dos hors-texte.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Batalha
Nuno Gonçalves
Documentação Associada