Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-171
ANSA-C-171
Negreiros, José de Almada
Identificação
respondo à pergunta “chave matemática ou passe-partout?”: é chave.

Caderno com texto e estudos geométricos dedicados aos painéis de São Vicente. Na sua maioria, o texto é dedicado à querela com José de Bragança: quando Almada se refere à “gazua ou passe-partout” refere-se ao artigo de Bragança no Diário Popular (17/007/1960): ANSA-RI-255.

Os estudos geométricos são maioritariamente sobre a divisão da circunferência em partes iguais, e a relação 9/10.

O caderno contém ainda múltiplos arranjos gráficos para capa dedicada ao título “a obra prima da pintura primitiva portuguesa”.

 Assinado “José de Almada Negreiros”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5403
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a esferográfica vermelha e azul (inclui 3 folhas separadas das argolas, duas das quais não inscritas)
22 x 16,5 cm
Dados de produção
c. 1961
1960 é data inscrita
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha, Lisboa
José de Bragança
Nuno Gonçalves
Francisco de Holanda
Documentação Associada
ANSA-C-217
ANSA-C-172