Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-335
ANSA-C-335
Negreiros, José de Almada
Identificação
Pintar o sete

Fólio com texto e desenho dedicado à expressão popular “Pintar o sete”, ligando-a à divisão da circunferência em sete partes iguais e à figura de Atena (que Almada associa ao número sete na sua organização da década em pentagrama - ver ANSA-A-1463; Almada associa também o número 7 à sétima letra do alfabeto (G), que consta na sigla). Escreve Almada:

“Pintar o sete” é arcaico. (...) /

Arcaico não é arcaizante. Arcaizante volta a caminho do arcaico. Arcaico perdura. (...) /

O popular actual português não esquece o que guarda no “pintar o sete”: fazer maravilhas. O vulgo confunde-o com “pintar a manta”: fazer diabruras. 

Inclui ainda convite SNI para “obras de pintura chinesa do Museu Palácio”, de Março de 1963.

O título não está inscrito na primeira página.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5374
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Papel inscrito a esferográfica vermelha. Sete páginas inscritas de 9 faces em fólio desdobrável; cartão de convite referido na descrição, inscrito a esferográfica vermelha no verso.
17,5 x 12,5 cm
Dados de produção
c.1963
Data do convite do SNI
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Cnossos
Watanuki [Hirosuke Watanuki]
Braque
Apolo
Atena
Dionisos
Documentação Associada
ANSA-A-1463