Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-152
ANSA-C-152
Negreiros, José de Almada
Identificação
metade ≠ dobro

Caderno de considerável complexidade material, cujos conteúdos, embora sempre ligados à geometria, são também dedicados a vários temas:

- várias páginas dedicadas à divisão da circunferência em partes iguais e à relação 9/10

- várias páginas dedicadas à analogia metade ~ dobro como consta no painel Começar

- desenho da figura superflua exerrore, da inscrição do vaso de Suse, do Tesouro dos Atenienses em Delfos e do Ponto de Bauhutte

- painéis de São Vicente e Ecce Homo

- várias páginas com texto (tanto em português como em francês), dedicados a Geometria, na sua relação com a comensurabilidade de espaço e tempo e com o "Número". O conceito de imanência também é referido.

assinado "almada" em várias páginas

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5360
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas, inscritas com materiais riscadores vários. Tem múltiplas folhas destacadas das argolas (provavelmente provenientes de outros cadernos semelhantes) e várias folhas com características diferentes (papel liso, papel químico, ou envelopes).
22 x 17,5 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente da década de 50 tendo em conta os conteúdos.
Português, Francês
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha
Prometeu
Leonardo da Vinci
Platão
Documentação Associada