Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-160
ANSA-C-160
Negreiros, José de Almada
Identificação
edições NÓNIO
sem texto
sem enigma
sem cálculo
sem opinião

Caderno dedicado a estudos geométricos vários, mas também a estudos para edições gráficas (capas, títulos e o próprio símbolo das Edições Nónio).

Inclui ainda:

- listas dos "sinais permanentes" - uma espécie de elenco do vocabulário geométrico de Almada, embora ainda algo preliminar em relação aos seus estudos da década de 1960.

- o que parecem ser estudos preliminares da sigla

- referências a Atena, à expressão "pintar o sete", ligada às de Relação 9/10 e Linguagem do Quadrado.

- Um estudo para a obra de 1957: Almada por vezes se refere-se a esta obra como "Pintar o sete" mas também de "relação 9/10" (o mesmo título da obra CAM-FCG Inv. 83P62), como por exemplo em ANSA-C-133. Ver ainda ANSA-A-121.

 Assinado "almada"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5355
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas, inscritas com materiais riscadores vários; uma das folhas está destacada das argolas.
22 x 17,5 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente da década de 50 tendo em conta os conteúdos.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Cnossos, Suse, Delfos,
Atena
Aristótles
Leonardo da Vinci
Documentação Associada