Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-147
ANSA-C-147
Negreiros, José de Almada
Identificação
O primeiro dinheiro Português

O caderno é dedicado a múltiplos desenhos geométricos para o painel Começar, particularmente para a secção central, que congrega referências a Marcahuasi, ao "primeiro dinheiro português (moeda mandada cunhar por D. Afonso Henriques). Este dois temas são o foco do caderno, com muitos desenhos a este propósito, mas também referências a temas próximos como:

- o Morabitino (outra moeda nacional)

- o tratado da esfera

- a expressão "pintar o sete"

- números primos

- uma breve referência a outros temas do painel, como a figura superflua e a pintura Ecce Homo .

Assinado “almada”

O título não está na primeira página do caderno, mas surge várias vezes ao longo do mesmo.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5352
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas, inscritas com materiais riscadores vários.
Algumas das folhas estão separadas das argolas e contém ainda 6 folhas hors-texte de outro tipo de papel.
22 x 17,5 cm
Dados de produção
c. 1965-1968
Atribuída em função dos conteúdos, que parecem preparatórios para o painel Começar.
1185 (morabitino)
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Pedro Nunes
Fernão
Daniel Ruzo
Documentação Associada