Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-306
ANSA-C-306
Negreiros, José de Almada
Identificação
a silga na obra prima da pintura primitiva portuguêsa
[Nota ao título: manteve-se a grafia e a gralha (silga em vez de sigla)]

Reunião de textos, desenhos geométricos e outros esboços a propósito da investigação sobre o retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha, em particular a propósito da sigla. As folhas, formalmente heterogéneas, que compõem o conjunto encontram-se dentro de uma mesma pasta, no entanto não parece provável que tenha sido o autor a reunir estes elementos. Contém vários documentos e inscrições de interesse que aqui se elencam:

  • “A única entidade À qual me dirigi é internacional a UNESCO. A sua resposta foi a seguinte: os dois vogais da comissão para o parecer, Prof.s Huxley e Mosare dizem: o primeiro , ser a primeira vez que ouve falar de relação 9/10; o segundo, que não adianta nada sobre a relação 9/10. A entidade oficial portuguesa Instituto Nacional de Alta Cultura concedeu-me uma bolsa de viagem: vinte mil escudos. Agradeci. Desde 1916 a 1961 faz 45 anos, à minha custa, do presente estudo. Na mesma página refere directamente o quadrado preto do retábulo imaginado como “quadrado para relíquia”
  • contém estudos das proporções do Ecce Homo
  • descrição da sigla como G (Geometria, Gnose e sétima letra) e V (cinco romano)
  • contém múltiplos desenhos “cinematografias geométricas” da sigla
  • contém a inscrição “Charles Sterling “Les Primitifs Français” Paris, Flerry 1938”
  • Refere ainda termos como “Jogo do Sagrado” ou ”relampagos do movimento perpétuo”, ligados à relação 9/10 e ao conceito de analogia.
  • Inclui ainda uma reprodução fotográfica da obra ANSA-A-121
  • Inclui ainda dois hors-texte (impressos) com a disposição dos seis painéis segundo a proposta de José de Bragança e Almada. Um deste revela elucubrações geométricas que não são as de Almada para justificar a disposição. Estes impressos serão anteriores a 1940 já que referem que a disposição dos seis painéis se mantinha a originalmente usada no MNAA.

Assinado “almada”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5341
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Materiais diversos sobre suportes diversos (ver descrição geral)

34 x 22,5 cm
Dados de produção
c. 1960
Data provável dados os conteúdos.
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Pedro Nunes
José de Bragança
Huxley
Mosare
Charles Sterling
Documentação Associada