Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-22
ANSA-C-22
Negreiros, José de Almada
Identificação
relação 9/10
linguagem do quadrado
movimento perpetuo

Caderno dedicado a dois temas:

1) desenhos: estudos geométricos da divisão da circunferência em partes iguais, com referência à "porta da harmonia" e ao Ponto de Bauhutte. inclui também desenhos do ângulo de ouro. 

2) texto: dedicado a uma querela que Almada teve com o crítico José de Bragança. Quando Almada se refere à “gazua ou passe-partout” refere-se ao artigo de Bragança no Diário Popular (17/007/1960), ver ANSA-RI-255.

Como acontece várias vezes, o caderno é começado de ambos os lados, num deles a sequência inicial tem capa, título, dedicatória, e apresenta uma construção sequencial coerente, eventualmente abandonada. 

Edições NONIO

assinado "almada" na capa

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5278
Classificação
Arte, Geometria
Caderno
Dados Físicos
Caderno quadriculado de argolas, com praticamente todas as folhas inscritas a materiais riscadores vários, algumas páginas separadas e um convite do SNI para comemorações do 25º aniversário da morte de Fernando Pessoa.
22 x 19 cm
Dados de produção
1960
Não inscrita; provável sendo que o Convite do SNI é de 1960 e o artigo de Bragança no Diário Popular a que Almada faz alusão nestes textos também.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável.
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Documentação Associada
ANSA-C-217
ANSA-RI-255