Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-5
ANSA-C-5
Negreiros, José de Almada
Identificação
RETÁBULO e POLÍPTICO DO “PINTOR PORTUGUÊS (1) QUE PINTOU O ALTAR DE S. VTE NA SÉ DE LIXBOA.”

(1) NUNO GONÇALVES, FRANCISCO DA HOLANDA IN DA PINTURA ANTIGA

Caderno de artista, em fólio, dedicado à investigação de Almada sobre os Painéis de São Vicente. Tem algum texto e vários desenhos a propósito da disposição dos seis painéis, do espaçamento entre eles e do posicionamento da “chave” da pintura, que aqui parece ser a vara que São Vicente segura (tema que Almada explora noutras obras). Cita Charels Hermite

Assinado na capa "almada"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5277
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Esferográfica vermelha sobre cartolina
7 x 6,5 cm (fechado) e 7 x 98 cm (aberto)
Dados de produção
c.1950
data provável c. 1950 tendo em conta o arranjo dos seis painéis, semelhante a trabalhos associados a “A Chave Diz” (por exemplo ANSA-1183 ou ANSA-A-1184) ou mesmo a obra “Estudo em fio dos Painéis de São Vicente": https://www.modernismo.pt/index.php/component/fabrik/details/35/4?Itemid=1167​
Português, Francês
Dados de conservação
Colecção particular
Razoável
Informação protegida
Palavras chave
Nuno Gonçalves
Francisco de Holanda
Charles Hermite
Documentação Associada