Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1683
ANSA-A-1683
Negreiros, José de Almada
Identificação
DÉCADE LE NOMBRE PARFAIT TÉLÉON RELATION NEUF-DIX

Caderno de argolas de grandes dimensões, com múltiplos estudos de dedicados à materialização da Relação 9/10 em sólidos platónicos, particularmente no hexaedro (que existe no espólio, em objecto tridimensional, tal como os desenhos do caderno anunciavam).

Contém ainda várias citações de autores como Raimundo Lúlio, Platão, Aristóteles, etc.

Contém algumas folhas soltas, recortadas (prováveis planificações dos referidos sólidos), perfazendo os valores ANSA-A-1683-1 a ANSA-A-1683-5.

O caderno é começado dos dois lados e inacabado, com textos em francês. De um dos lados é dedicado “A mon fils” e assinado “José de Almada Negreiros”.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4546
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Materiais riscadores vários sobre folhas lisas de caderno



54 x 43 cm (fechado)
Dados de produção
1934-1942
Sem data (provavelmente de data posterior ao nascimento do filho José - 1934 e anterior ao nascimento da filha Ana Paula - 1942). A caligrafia parece corroborar uma data anterior à produção da maioria dos cadernos dedicados à Geometria (com uma caligrafia de letra tipográfica).
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, com sujidade
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada