Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1660
ANSA-A-1660
Almada Negreiros
Identificação
A “FIGURA SUPERFLUA EX ERRORE” de LIONARDO da VINCI

Conjunto de 10 folhas (ANSA-A-1660-1 a ANSA-A-1660-10) com manuscritos e estudos dedicados à figura superflua exerrore e à planificação de poliedros regulares. A caligrafia e a tipologia dos estudos apontam para uma fase preliminar da sua investigação sobre os temas da geometria, o que leva a crer que a planificação de poliedros (como os que estão patentes nas ilustrações de Leonardo para a Divina Proportione de Luca Pacioli, onde consta a Figura Superflua), bem como a própria figura, podem ter sido motor para os seus estudos subsequentes.

Tem arranjo gráfico para capa com ícone das edições Théleon e assinatura.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4523
Classificação
Arte, Geometria
Arte
Dados Físicos
Materiais riscadores vários sobre papel quadriculado
45,5 x 35 cm
Dados de produção
Sem data
Possivelmente do início da década de cinquenta ou anterior
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada