Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-21
ANSA-C-21
Negreiros, José de Almada
Identificação
O número vem do Poeta

Caderno com 41 páginas manuscritas. O caderno contém esboços, em português e em francês,  para um projeto com o título "O Número vem do Poeta / Relâmpagos de movimento perpétuo - O livro unânime sem autor individual sem texto sem aprendizagem sem opinião", do qual parecem fazer parte dois textos presentes sobre "Invenção" e sobre "Memória-Esquecimento". Contém também duas páginas com um esboço de texto em francês com o título "Voir (le sens des senses) compter par les yeux"

Contém, além dos textos manuscritos, muitas páginas com estudos geométrico para a divisão da circunferência em partes iguais e estudos sobre a estrela pentagonal e a quadricula de Marcauhasi.

Título inscrito

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4165
Classificação
Arte, Geometria
Número, Painéis de S. Vicente, Pintura, Plano ou projecto
Dados Físicos
Cadernos argolas com folhas quadriculadas e capa em cartolina azul. Manuscrito com materiais riscadores diversos
22 x 17 cm
Dados de produção
s. d.
Português, Francês
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Coleção Particular
Palavras chave
Número; Poeta; Memória; Esquecimento; Batalha; Painéis de S. Vicente; Marcauhasi; Acusmatiques; Mathematiciens; Pitagoriciens; Neopitagoriciens; Afgan; Chinês; Dinheiro; Morabitino; Ecce Homo; Figura Supérflua Exerrore
Aristóteles; Novalis; Platão; Salomão
Documentação Associada