Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1071
ANSA-A-1071
Almada Negreiros
Identificação
políptico de seis painéis chamados de Nuno Gonçalves
Propriedade Literária Artística e Científica

Página de uma espécie de caderno de folhas de grandes dimensões, que começa com texto e se desenvolve de seguida em desenhos geométricos. O desenho e respectiva legenda dizem respeito à descoberta de Almada sobre o corte de duas das tábuas dos painéis de S. Vicente, descoberta essa que regista em maio de 1950 enquanto sua Propriedade Literária Artística e Científica, como indica a sua própria legenda ao desenho.

As cerca de cem folhas, do mesmo papel e dimensões (ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142) têm todas uma quadrícula a lápis, feita à mão, que lhes confere coerência formal. Isto não quer dizer que sejam uma só obra, completa; parecem ser várias sequências distintas de experimentação geométrica, com algum texto.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2565
Classificação
Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Lápis, esferográfica preta sobre papel
61 x 43 cm
Dados de produção
1950-1960
Embora haja uma data inscrita (1950), nada garante que este desenho não seja posterior, como que um documento do registo que fez em 1950.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Nuno Gonçalves
Documentação Associada
ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142