Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1070
ANSA-A-1070
Almada Negreiros
Identificação
Estudos para a reconstituição retabular dos painéis
Estudos para a reconstituição retabular dos painéis

Página de uma espécie de caderno de folhas de grandes dimensões, que começa com texto e se desenvolve de seguida em desenhos geométricos. Estudos para a reconstituição retabular dos painéis.

As cerca de cem folhas, do mesmo papel e dimensões (ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142) têm todas uma quadrícula a lápis, feita à mão, que lhes confere coerência formal. Isto não quer dizer que sejam uma só obra, completa; parecem ser várias sequências distintas de experimentação geométrica, com algum texto.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2564
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Lápis e esferográfica preta, azul, verde e vermelha sobre papel

61 x 43 cm
Dados de produção
1950-1960
Conjunto provavelmente realizado na década de cinquenta tendo em conta os conteúdos geométricos.
Dados de conservação
Palavras chave
Documentação Associada
FREITAS, Pedro: "A geometria de um retábulo: a proposta de Almada Negreiros" in Almada Negreiros e os Painéis, um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha; Museu Nacional de Arte Antiga, 2020. Catálogo de exposição homónima.
ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142