Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1068
ANSA-A-1068
Almada Negreiros
Identificação
O problema nacional dos Painéis
Assim fala geometria

Página de uma espécie de caderno de folhas de grandes dimensões, que começa com texto e se desenvolve de seguida em desenhos geométricos. 

Textos que se referem à polémica com José de Bragança, em publicações no Diário Popular (1960).

Acompanhados por desenhos com cronologia das descobertas de Almada, noutro papel.

As cerca de cem folhas, do mesmo papel e dimensões (ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142) têm todas uma quadrícula a lápis, feita à mão, que lhes confere coerência formal. Isto não quer dizer que sejam uma só obra, completa; parecem ser várias sequências distintas de experimentação geométrica, com algum texto.

Assinado no verso do segundo papel.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2562
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Lápis, esferográfica preta sobre papel
ANSA-A-1068-1: 61 x 43 cm
ANSA-A-1068-2: 43,5 x 22,5 cm
Dados de produção
1960
Inscrita
1885; 1910; 1926; 1950
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha
Pitágoras, Hiérocles, Voltaire; José de Bragança
Documentação Associada
ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142