Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1049
ANSA-A-1049
Almada Negreiros
Identificação
Porta da Harmonia

Estudos para obra semelhante às de 1957 (CAM).

"Porta da Harmonia" é o título de uma das quatro obras do CAM.

Título inscrito.

As cerca de cem folhas, do mesmo papel e dimensões (ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142) têm todas uma quadrícula a lápis, feita à mão, que lhes confere coerência formal. Isto não quer dizer que sejam uma só obra, completa; parecem ser várias sequências distintas de experimentação geométrica, com algum texto.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2543
Classificação
Arte, Geometria
Pintura, Plano ou projecto
Dados Físicos
Lápis, caneta de tinta preta e guache preto sobre papel.
61 x 43 cm
Dados de produção
c. 1957
Conjunto provavelmente realizado na década de cinquenta tendo em conta os conteúdos geométricos.
Este esboço é, provavelmente, contemporâneo das obras do CAM mas há outros desenhos dos conjunto que serão posteriores (c. 1960) tendo em conta a reconstituição retabular (para o Mosteiro da Batalha), já com 15 pinturas.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142