Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-226
ANSA-C-226
Almada Negreiros
Identificação
Os quinze painéis de D. João I na Batalha , Carta Aberta Ilustrada pela Sala II

Esboços de 2 cadernos inacabados com texto dedicado aos painéis e à Sala do MNAA.

- Uma das raras vezes em que escreve não acreditar efetivamente que Nuno Gonçalves teria sido autor.

- Inscrição com desenho “Triângulo sublime”, também rara.

- Refere também que é da responsabilidade de Bragança o “roubo” da ideia dos ladrilhos, em 1926.

- Os dois títulos surgem juntos:

Os quinze painéis de D. João I na Batalha

Carta Aberta Ilustrada pela Sala II

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2421
Classificação
Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Folhas quadriculadas inscritas a lápis, esferográfica azul.
32 x 22 cm (dobradas)
Dados de produção
c. 1961
certamente posterior a 28 de julho de 1960 (ANSA-RI-255: José de Bragança no Diário Popular usa a expressão "gazua ou pass-partout", que Almada aqui comenta)
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha
Carta Aberta / 15 Painéis; José de Bragança; Triângulo sublime
Nuno Gonçalves; D. João I
Documentação Associada