Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-219
ANSA-C-219
Almada Negreiros
Identificação
Os quinze painéis de D. João I na Batalha

Texto que passeia entre uma descrição cronológica da reconstituição retabular que o autor propõe e dissertações de cariz mais filosófico a propósito da arte e da academia, da passagem de conhecimento e da criação de arte. Disserta sobre o perpétuo e o movimento, o que pode ajudar a compreender o que quer dizer noutros documentos com “relâmpagos do motu-continuo”. Embora tenha o mesmo título da publicação de 1962 (ANSA-RI-273), o texto é muito diferente.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2414
Classificação
Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
7 folhas de papel liso (as três primeiras são numeradas) inscritas esferográfica azul.
27 x 21,5 cm
Dados de produção
c. 1961
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha
Ecce Homo; Os 15 painéis; Criação de Arte; Motu Continuo
D. João I; Santa-Ritta; Amadeo de Souza-Cardoso
Documentação Associada