Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-25
ANSA-C-25
Negreiros, José de Almada
Identificação
9,10
9/10: círculo inscrito em quadrado

 Caderno autógrafo em que se aborda diferentes assuntos: a relação entre a divisão do círculo em nove e em dez partes (9/10); o pentagrama; o ponto de Bauhütte; a proporção da pintura  Ecce Homo ; a expressão visual do provérbio português «pintar o sete» (traduzindo a divisão da circunferência em sete partes); a representação da sigla encontrada no painel do infante (dos painéis de S. Vicente); e finalmente a  Figura supérflua ex errore  atribuída a Leonardo da Vinci.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/1051
Classificação
Geometria
Linguagem do quadrado
Dados Físicos
31 p. em 2 f. desdobr., ilustrado, aguada, esferográfica encarnada, tinta preta, lápis.
17,5 x 12,5 cm (fechado)
Dados de produção
1965
Data atribuída de acordo com o plano de publicação das obras completas na Ática.
1965
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Relação 9/10; Ponto de Baühutte; Painéis
Documentação Associada

 

FREITAS, Pedro: "A geometria de um retábulo: a proposta de Almada Negreiros" in Almada Negreiros e os Painéis, um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha; Museu Nacional de Arte Antiga, 2020. Catálogo de exposição homónima.

 segundo volume (páginas 34 a 63)

o primeiro volume corresponde a ANSA-C-3