Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-F-1185
ANSA-F-1185
Camacho
Identificação
Retrato de Amélia da Conceição
Retrato de Amélia da Conceição

Retrato de estúdio de Amélia da Conceição

Manuscrito, no verso, lê-se “A seu querido Pae adoptivo, em testemunho da mais sincera amizade e profundo respeito / oferece / Setembro, 19, 1892 Amelia C da Conceição”

Impresso, na frente lê-se “Camacho Rua N. do Almada Lisboa”

Impresso, no verso, lê-se “116 Rua Nova do Almada / Trabalhos todos os dias das 9 às 4 / Camacho / Lisboa / Nº 15980 [manuscrito] do cliché que se conserva para reproduções e ampliações”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5915
Classificação
Espólio Documental
Documento Biográfico, Genologia
Dados Físicos
Prova fotográfica (provavelmente albumina) sobre cartão de suporte.
Dados de produção
1892
Inscrita
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Coleção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
Fotografia originalmente pertencente a Filomena Maria, filha de uma afilhada de Mariana Emília de Sousa (casada com José António Freire Sobral, Avô de Almada Negreiros, embora não Avó de Almada Negreiros).
Filomena Maria terá recebido um conjunto de fotografias de sua Mãe, que as terá recebido de Mariana Emília de Sousa, tendo doado 165 fotografias às netas de Almada Negreiros em 2022.