Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-RI-346
ANSA-RI-346
Gonçalves, Eurico
Identificação
Pintura figurativa portuguesa do Século XX
Pintura figurativa portuguesa do Século XX

Artigo de Eurico Gonçalves sobre a pintura portuguesa do Século XX, com referência aos painéis da Gare Marítima de Alcântara, de José de Almada Negreiros, e a Sarah Affonso.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/481
Classificação
Espólio Documental
Recorte de Imprensa
Dados Físicos
Dados de produção
1972 Mai 18
1972
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom.
Colecção Particular
Palavras chave
Portugal
Arte Painéis Pintura
Affonso, Sarah Alvarez, José Cândido Dominguez Barradas, Jorge Botelho, Carlos Cézanne, Paul Cunhal, António Dacosta, António Delaunay, Robert Eloy, Mário Gomes, Augusto Gomes, Dórdio Gonçalves, Eurico Júlio Lorca, Federico García Malhoa, José Manta, Ab
Documentação Associada
Recorte tirado de: República , 18 de Maio de 1972, pp. VI e VIII.
Também mencionados neste artigo: Manuel Ribeiro de Pavia, Álvaro Cunhal, Júlio Resende, Júlio Pomar, Cipriano Dourado, Lima de Freitas, Rafael Bordalo Pinheiro, Leal da Câmara, Emmérico Nunes, Stuart Carvalhais, João Hogan, António Charrua, Maria Helena V