Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-RI-283
ANSA-RI-283
José de Bragança
Identificação
O probelma nacional dos painéis / Não prolonuemos a "sobrevivência" do erro nem deixemos perdurar a dúvida
O probelma nacional dos painéis / Não prolonuemos a "sobrevivência" do erro nem deixemos perdurar a dúvida

Artigo sobre alguns problemas relativos à designação dos painéis, à atribuição de autoria e ao restauro. O autor realça que o restauro efetuado nos anos Dez por Luciano Freire, ao contrário do que defende o dr. António Manuel Gonçalves no seu trabalho "História do Museu das Janelas Verdes" (1957), terá que ser corrigido, sobretudo no que respeita aos repintes feitos na altura. Publicado na página 1 e 5 do "Diário Popular", supl "Quinta-feira à tarde" (12 de outubro de 1961).

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3533
Classificação
Espólio Documental
Artigos
Dados Físicos
"Quinta-feira à tarde" (12 de outubro de 1961), supl. de "Diário Popular" (12 páginas).
43x30 cm (12 páginas)
Dados de produção
1961, Out 12
1910, 1961
Português
Dados de conservação
Colecção particular
Bom
Informação protegida
Palavras chave
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal
Painéis Pintura Restauro
Nuno Gonçalves, António Manuel Gonçalves, José e Fuigueiredo, Luciano Freire, D. Manuel II, Prof. Oliveira Ramos, Hulin de Loo
Documentação Associada