Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-218
ANSA-C-218
Almada Negreiros
Identificação
OS QUINZE PAINÉIS DE D. JOÃO I NA BATALHA
Carta aberta ilustrada pela sala II do Museu Nacional de Arte Antiga
Linguagem nas dimensões de quinze painéis quatrocentistas desde o achado dos quatro primeiros em 1882

Estudos para edições dedicadas ao texto da Carta Aberta. Com ilustrações, notas e uma cronologia visual da evolução da reconstituição retabular. Estudos inacabados, reunidos sob o título “Os 15 painéis” mas com outros possíveis títulos “Carta Aberta...” ou “Linguagem nas dimensões de quinze painéis…”. Inclui também estudos de composição das proporções de Ecce Homo.

Relacionável também com a cronologia publicada no Diário de Notícias, 25 de abril, 1958 (ANSA-RI-259).

Assinado

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2413
Classificação
Espólio Documental
Dados Físicos
9 folhas de papel quadriculado, inscritas a lápis, esferográfica azul e caneta de tinta preta.
ANSA-C-218-2 dentro de -1
ANSA-C-218-4 dentro de -3
22 x 16 cm (todas as folhas dobradas)
Dados de produção
c. 1961
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha
Carta Aberta; Os 15 painéis; Ecce Homo
D. João I
Documentação Associada