Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-IMP-27
ANSA-IMP-27
Desconhecido
Identificação
Salão de Inverno 1932-33
Salão de Inverno 1932-33 Catálogo do I Salão de Inverno 1932-33  na Sociedade Nacional das Belas Artes de Lisboa
Catálogo do I Salão de Inverno 1932-33 ocorrido na Sociedade Nacional das Belas Artes de Lisboa; contém o inventário das obras expostas por autor, dividido por categorias artísticas (Pintura, Escultura, Desenho, Aguarela, Gravura, Caricatura, Arquitectu
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/1842
Classificação
Espólio Documental
Impresso Catálogo
Dados Físicos
Caderno agrafado de 25 páginas, impresso a preto no interior e em castanho e azul na capa. Contém folha solta impressa a preto com o preçário das obras. As 4 páginas finais contêm publicidade.
18 x 13,5cm
Dados de produção
1932 Dez
A inauguração ocorreu em 20 de dezembro de 1932, segundo o que refere um artigo da revista O Século, de 21 de dezembro de 1932, p. 2: 'Inaugurou-se ontem na S.N.B.A o Salão de Inverno'. 
1932 1933
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável. Apresenta manchas de humidade e de ferrugem e algumas páginas estão danificadas com pequenos furos.
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Arquitectura Catálogo Arte Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA) Pintura Exposição Escultura
Xavier, Raul Vieira, Silvino Santos Vieira, Dário Viana, Eduardo Tocha, Celestino Augusto Tagarro, José Silva, Luís Cristino da Semke, Hein Segurado, Jorge Santos, Júlio Santos, António Duarte da Silva Rodrigues, Armindo Rocha, José Pereira, Júlio dos
Documentação Associada
Artigos de jornais da época referentes à exposição estão transcritos em: José Manuel Félix de Almeida Nunes Fortes, 'O primitivismo na pintura portuguesa (1905-1940)', Vol. 3 - Anexo documental, Tese de Doutoramento apresentada na Universidade Lusíada, Li