poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

previous arrow
next arrow

 

Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-2 – 12
BNP/E3, 14-2 – 12
Fernando Pessoa
Identificação
Inquérito literário.

[BNP/E3, 142 – 12]

 

Inquérito literário.

 

Mas faltavam, e faltam à “Renascença Portuguesa”, ou, melhor dizendo, ao saudosismo, os característicos distintivos duma corrente literária máxima. Propriamente falando, o saudosismo é um regionalismo em ponto grande; não é um nacionalismo propriamente tal. É talvez mais um provincialismo do que outra coisa qualquer. Distancia-se absolutamente de todas as correntes portuguesas que o têm precedido em toda a história literária de Portugal, mas peca por tacanhez e estreiteza dentro do seu próprio âmbito de sistema literário.

Toda a grande corrente literária compõe-se de três elementos, cada um dos quais é indispensável para que ela possa ser deveras definida por tal: (1) a originalidade, isto é, a nacionalidade fatalmente, visto que uma corrente original que aparece em determinado povo forçosamente há-de ser original por via de ser nacional, toda outra hipótese caindo em inexplicável; (2) a síntese, isto é, reunir todas as correntes literárias que a precederam em outras nações; (3) a construção, isto é, a elaboração desses dois elementos em todos fortemente unificados e construídos, de modo a produzir obras duradouras e definitivas.

Dizemos nós do Romantismo, que ele é apenas o início de uma grande época, porque ele, conquanto satisfizesse às duas primeiras condições desta análise, falhou à última, isto é, não produziu obras tipicamente bem-construídas, antes, pelo contrário, mais se caracterizou pela, às vezes quase mórbida, e frequentemente lastimável, ausência de construção e organização dos seus elementos componentes.

Porque – vejamos bem – uma corrente literária envolve três elementos: (1) as ideias-base, a metafísica basilar, a essencial opinião sobre o universo que ela é fundamentalmente; (2) a interpretação que é um estado social, da sociedade a que os seus fautores pertencem; (3) {…}

 

Ao contrário do saudosismo, a Escola de Lisboa pretende incluir dentro de si todas as escolas e correntes passadas e, por sua virtualidade própria, transcendê-las. Ela pretende, em especial incluir (1) os elementos metafísicos do saudosismo, isto é, a estética panteísta do avizinhamento das Coisas da nossa interpretação delas; (2) os elementos metafísicos (e estéticos) do decadentismo e simbolismo {…}

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4268
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Fernando Pessoa, Sensacionismo e Outros Ismos, Edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2009, p. 120.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.