Virtual Archive of the Orpheu Generation

Databases Fernando Pessoa

Fernando Pessoa - Literary Theory

This digital edition of texts by Fernando Pessoa deals with the set of poetic theorizing writings from hisArchive and brings together essays, comments, notes, sketches and fragments about literature from the Portuguese author. The documents transcribed are in Fernando Pessoa’s Archive in the custody of the National Library of Portugal, with quota E3. All facsimiles are accompanied by a critical lesson and a paleographic transcription, which is available for download in the “PDF” field.

 

 

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 49
BNP/E3, 14E – 49
Fernando Pessoa
Identificação
Cesário Verde.

[BNP/E3, 14E – 49]

 

Cesário Verde.

 

Outra particularidade de Cesário – a mais flagrante talvez, depois de nos ser |flagrante| o tom geral da sua |arte| – é o modo de interromper ou uma descrição com uma reflexão sentimental, ou um sentimento com uma nota descritiva. Assim, como exemplos da 1ª:

 

{…}

 

e exemplos da 2ª:

 

{…}

_______

Isto é nitidamente sentimental. Só um sentimental faz isto, e um pouco-sentimental quando chega a sentir muito. Assim, Victor Hugo, que sente relativamente pouco, quando chora a morte da sua filha, rompe com quadras como esta o seu estilo usualmente {…}

 

Elle avait dix ans {…}

{…} verts

 

E assim Tennyson na |talvez| mais sentida das suas pequenas líricas:

 

Break {…}

 

[49v]

 

Este é o processo, reduzido a interromper quase o leit-motiv de que Rossetti se servia em poemas como Troy-Town e {…} |*poema|, para os sentimentalizar. É o que, do mesmo modo, já antes aparecera nas obras de Elizabeth Barrett Browning, onde o Margaret! De {…} e o Toll slowly da Lay of the Duchess May… É o que tão belamente usam os nossos cancionistas, como o

 

Em forte pont’eu fui nado

Senhor, por vos e por mi.

 

do {…}. E é o que de algum modo dá aparência de sentimento à normal nulidade dos {…}

 

Mas, se notar isto é bom, melhor será, analisando, mostrar a que razões psicológicas obedece, e porque é esta |true| artistic uma nota de sentimentalismo, verdadeiro ou artificial. Toda a gente sente {…} mas não se trata de sentir, mas de compreender…

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3830
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, pp. 229-231.