poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

previous arrow
next arrow

 

Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 49
BNP/E3, 14E – 49
Fernando Pessoa
Identificação
Cesário Verde.

[BNP/E3, 14E – 49]

 

Cesário Verde.

 

Outra particularidade de Cesário – a mais flagrante talvez, depois de nos ser |flagrante| o tom geral da sua |arte| – é o modo de interromper ou uma descrição com uma reflexão sentimental, ou um sentimento com uma nota descritiva. Assim, como exemplos da 1ª:

 

{…}

 

e exemplos da 2ª:

 

{…}

_______

Isto é nitidamente sentimental. Só um sentimental faz isto, e um pouco-sentimental quando chega a sentir muito. Assim, Victor Hugo, que sente relativamente pouco, quando chora a morte da sua filha, rompe com quadras como esta o seu estilo usualmente {…}

 

Elle avait dix ans {…}

{…} verts

 

E assim Tennyson na |talvez| mais sentida das suas pequenas líricas:

 

Break {…}

 

[49v]

 

Este é o processo, reduzido a interromper quase o leit-motiv de que Rossetti se servia em poemas como Troy-Town e {…} |*poema|, para os sentimentalizar. É o que, do mesmo modo, já antes aparecera nas obras de Elizabeth Barrett Browning, onde o Margaret! De {…} e o Toll slowly da Lay of the Duchess May… É o que tão belamente usam os nossos cancionistas, como o

 

Em forte pont’eu fui nado

Senhor, por vos e por mi.

 

do {…}. E é o que de algum modo dá aparência de sentimento à normal nulidade dos {…}

 

Mas, se notar isto é bom, melhor será, analisando, mostrar a que razões psicológicas obedece, e porque é esta |true| artistic uma nota de sentimentalismo, verdadeiro ou artificial. Toda a gente sente {…} mas não se trata de sentir, mas de compreender…

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3830
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, pp. 229-231.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.