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Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

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Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP-E3, 88 - 3-3a
BNP-E3, 88 - 3-3a
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre o Sensacionismo]

[BNP/E3, 88 – 3–3ª]

 

_______

 

Classicismo, romantismo, simbolismo, até aqui todas as escolas têm restringido a sua atitude artística a um ponto: a separação do interior e do exterior.

O classicismo marca uma nítida separação entre os dois – físico é físico, e psíquico é psíquico.

A poesia[1] da Renascença começando a tomar consciência do facto de que o físico é dado no psíquico, e que a “realidade” é uma sensação nossa, nos seus detalhes, agregou-se, na sua realização, ao sentimento de que o físico é em parte psíquico {…}

O romantismo {…}

O simbolismo exagerou esta tendência {…}

O futurismo {…}

O sensacionismo compenetra-se totalmente de que {…}

 

[3ar]

 

Considerar no sensacionismo as espécies

(1) Álvaro de Campos

(2) paulismo

(3) {…}

_______

 

Mesmo a sensação não passa de uma ideia nossa. O que é preciso, portanto, é ir mais fundo {…}

 

Outra arte superior, de bases mais avançadas, descerá, enfim, abaixo da ideia, a maiores e mais divinas profundezas do ser.

_______

Porque chamar-lhe sensacionismo? Porque parte da Sensação como base material; e não, como as outras artes, das coisas, físicas (classicismo), {…}

 

 

[1] poesia /arte\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2262
Classificação
Literatura
Sensacionismo
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Paula Cristina Costa, As Dimensões Artísticas e Literárias do Projecto Sensacionista, Tese de Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, Lisboa, FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 1990, pp. 332-333.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

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