Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
DEP_AN 42
DEP_AN 42
Negreiros, José de Almada
Identificação
Figurino para Diabo do Auto da Alma
Figurino para Diabo do Auto da Alma

Diabo vermelho e verde, virado de perfil para a esquerda, com barbicha e dedos pontiagudos

Almada desenhou em 1965 cenários e figurinos para o Auto da Alma de Gil Vicente, levado à cena no Teatro Nacional S. Carlos, em Lisboa

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5821
Classificação
Arte
Dados Físicos
Lápis e guache sobre papel
50 x 32,7, cm
Dados de produção
c. 1965
Atribuída. O artista desenhou nesse ano cenários e figurinos para a peça
Dados de conservação
Colecção particular
Bom
Informação protegida
Palavras chave
Documentação Associada
- VIEIRA, Joaquim (dir.): "Almada Negreiros, colecção Fotobiografias séc. XX", Círculo de Leitores, 2001.
- NEGREIROS, José de Almada e GUEDES, Rui: "Almada Negreiros - Obra Plástica", Bertrand Editoria, 1993.
- AAVV "Almada, a Cena do Corpo" (catálogo de exposição), CCB / Fundação Museu das Descobertas, 1993.
- "Almada, a Cena do Corpo", CCB (27-10-1993 a 15-01-1994).

Crédito fotográfico Joana Cunha e pré-inventário MNAC.
   
Informações de ficha de inventário obtidas das fichas de depósito do MNAC.