Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
DEP_AN 29
DEP_AN 29
Negreiros, José de Almada
Identificação
Estudo para os esgrafites do Hotel Ritz
Estudo para os esgrafites do Hotel Ritz

Camponesa de pernas afastadas, deitada entre molhos de trigo, composição com quadrícula de transferência, a vermelho

Estudo para os esgrafites, baixos-relevos incisos e pintados a folha de ouro, sobre mármore cinzento azulado, que decoram, no piso de entrada, um recanto à esquerda do hall de entrada do Hotel Ritz, em Lisboa, edifício projectado por Pardal Monteiro e construído entre 1958 e 1959. Almada executou-os em 1958, tendo-os assinado e datado. O motivo aqui individualizado situa-se esgrafitado na parede principal, sob a copa de uma árvore.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5809
Classificação
Arte
Dados Físicos
Tinta da china e grafite sobre papel cristal
48 x 74 cm
Dados de produção
1958
Atribuída. Os esgrafites estão datados desse ano
Dados de conservação
Colecção particular
Razoável, com algumas manchas de sujidade na margem esquerda do suporte
Informação protegida
Palavras chave
Documentação Associada
- AAVV "Almada, a Cena do Corpo" (catálogo de exposição), CCB / Fundação Museu das Descobertas, 1993.
- "Almada, a Cena do Corpo", CCB (27-10-1993 a 15-01-1994).
Crédito fotográfico Joana Cunha e pré-inventário MNAC.
   
Informações de ficha de inventário obtidas das fichas de depósito do MNAC.