Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
DEP_AN 12
DEP_AN 12
Negreiros, José de Almada
Identificação
Anjo da Boa Vida
Anjo da Boa Vida

Um anjo de compleição feminina reclinado num canapé, trajando à antiga romana, segurando o queixo com a mão direita e mordendo o mindinho. Junto do canapé, uma pequena mesa com alguns objectos, entre os quais um retrato masculino emoldurado.

Assinado e datado no canto inferior esquerdo:

"almada / 31"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5796
Classificação
Arte
Dados Físicos
Tinta da china sobre papel
32,5 x 43,8 cm
Dados de produção
1931
Inscrita
Dados de conservação
Colecção particular
Razoável, com escurecimento geral do suporte, manchas minúsculas de humidade, fissuras nas margens e rasgões no bordo superior esquerdo.
Informação protegida
Palavras chave
Documentação Associada
- SILVEIRA, Maria de Aires: "Anos 20-30" (texto de exposição acessível no Museu do Chiado), 2003.
- AAVV "Almada, a Cena do Corpo" (catálogo de exposição), CCB / Fundação Museu das Descobertas, 1993.
-"Almada Negreiros: Desenhos no Museu do Chiado - MNAC", MNAC (06-06-2003 a 05-10-2003).
- "Almada, a Cena do Corpo", CCB (27-10-1993 a 15-01-1994).
Crédito fotográfico Joana Cunha e pré-inventário MNAC.
   
Informações de ficha de inventário obtidas das fichas de depósito do MNAC.