Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-259
ANSA-C-259
Negreiros, José de Almada
Identificação
a obra-prima da pintura portuguesa
Unidade de Composição e destino

Texto dedicado à questão dos painéis de São Vicente e ao retábulo imaginado por Almada para o Mosteiro da Batalha. Refere as teses Vicentina e Fernandina, de José de Figueiredo e José Saraiva. Refere também outros protagonistas das investigações sobre os painéis (como Belard da Fonseca) e algumas das suas próprias ideias, mas parece inacabado.

Assinado "José de Almada Negreiros"

Na capa, com arranjo gráfico, inclui referência "NÓNIO"

As páginas seguintes, depois da folha de rosto com a dedicatória, estão numeradas no canto superior esquerdo, de 1 a 5.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5436
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Conjunto de 11 folhas lisas, 7 das quais inscritas (só frente) a caneta de tinta preta
27 x 21 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente c. 1960
"À memória dos meus muito admirados companheiros Santa-Ritta Pintor e Amadeo de Souza Cardoso"
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Batalha, Delfos
Guilherme de Santa-Rita
Amadeo de Souza-Cardoso
Nuno Gonçalves
José de Figueiredo
João Couto
Belard da Fonseca
Pedro d'Alfarrobeira
José Saraiva
D. Fernando
D. Fernando de Bulhões
D. João I
São Vicente
Santo António
Documentação Associada