Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-142
ANSA-C-142
Negreiros, José de Almada
Identificação
cinematografias geométricas
relação 9/10
linguagem do quadrado
movimento perpétuo

Caderno cujas primeiras 30 páginas (numeradas) apresentam estudos geométricos a propósito dos temas do título, mas não só, incluem também estudos para o ângulo de ouro, ou para igualdades semelhantes às propostas no painel Começar, mas com uma terminologia diferente (referindo-se a quadrantes) por exemplo:

"2r = 3(quadrante - O7)"

Além das 30 páginas iniciais inscritas, da capa e da página dedicada aos filhos, tem mais algumas páginas inscritas no final do caderno, também com estudos geométricos, mas inacabados ou rasurados.

Contém também, em hors-texte, os desenhos a tinta da china utilizados para a edição "Ver", de 1983 (p. 260, 265, 266, 270, 272)

 

Assinado “almada”

na capa lê-se "NONIO"

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5347
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas, inscritos com vários materiais riscadores. Algumas folhas estão separadas das argolas.
22 x 17,5 cm
Dados de produção
c. 1960
Atribuída em função dos conteúdos geométricos.
"a meus filhos"
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
NEGREIROS (José de Almada).— VER. Notas e prefácio de Lima de Freitas. Arcádia. (Tipografia A União. Torres Vedras), 1983.